![]() |
Servindi, 25 de diciembre, 2009.- Reproducimos íntegramente el Boletín especializado sobre Pueblos Indígenas Aislados o en Aislamiento que edita mensualmente el Centro de Trabajo Indigenista (CTI) de Brasil bajo responsabilidad de Helena Ladeira (Imagen: CTI).
Uma das principais diferenças, entre Brasil e Peru, em reconhecer uma Terra Indígena (TI) ou Reserva Territorial (RT), respectivamente, para povos isolados, é que no caso do país peruano o Governo não se responsabiliza pelos estudos necessários para a delimitação das RTs, como é da atribuição do Governo brasileiro em relação à s TIs, estes estudos são apresentados por entidades da sociedade civil.
Fonte: CTI
22 diciembre, 2009.- Um grupo de 11 pessoas subirá pelos próximos dois dias o rio Boia, no sudoeste do Amazonas, para investigar as razões de duas mortes ocorridas em 2004 e 2008. Relatos apontam para a ação de índios isolados, não-contactados.
Fonte: O Estado de S.Paulo
20 de diciembre, 2009.- La Fundação Nacional do Ãndio (Funai) decidiu fortalecer as seis frentes de proteção dos povos indígenas isolados e criar outras cinco até o final de 2010. As mudanças são atribuídas sobretudo à pressão das frentes econômicas que estão aumentando na Amazônia Legal.
Fonte: O Estado de S.Paulo
20 de diciembre, 2009.- A região da Serra do Divisor é habitada por muitos grupos indígenas, em ambos os lados da fronteira internacional. Contudo, outra estrada através dessa região ameaçará a própria existência desses grupos indígenas, muitos dos quais não têm contato e vivem em isolamento voluntário.
Fonte: Blog do Altino Machado
14 diciembre, 2009.- Depois de 11 dias navegando pelos rios Solimões, Jandiatuba, Jutaí e Boia, no sudoeste do Amazonas, a expedição da Frente Etnoambiental do Vale do Javari, realizada pela Funai em parceria com o Centro de Trabalho Indigenista, chegou neste sábado (12) ao igarapé que dará acesso ponto de entrada na selva para constatar as referências de índios isolados, não-contactados. A expedição agora será feita em voadeiras, em trajeto de pelo menos dois dias, e depois a pé, pela mata.
Fonte: O Estado de S.Paulo
11 de diciembre, 2009.- El día 3 de diciembre, en el auditorio de la facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, en la ciudad de Lima, se llevó a cabo la conferencia internacional "Metodología de investigación para la identificación territorial de indígenas aislados". El evento fue organizado por el Centro de Trabalho Indigenista, CTI, de Brasil y la mencionada casa de estudios, contando con el apoyo de FENAMAD y CIPIACI, durante la preparación del evento y la conferencia.
Fonte: CIPIACI
11 diciembre, 2009.- A expedição da Frente Etnoambiental Vale do Javari, realizada pela Funai em parceria com o Centro de Trabalho Indigenista, encontrou nesta quinta-feira (11) uma balsa de garimpo quando navegava pelo rio Boia, afluente do rio Jutaí, a 405 quilômetros da cidade de Jutaí (AM). O garimpo no rio com uso de mercúrio é altamente tóxico e configura crime ambiental.
Fonte: O Estado de S.Paulo
10 de diciembre, 2009.- Hace falta reconocer el territorio de los pueblos indígenas en aislamiento de Perú y Brasil" y protegerlos "desde agencias binacionales a través de mecanismos efectivos para ello", coincidieron los expositores en la Conferencia Internacional "Metodología de investigación para la identificación de territorios de pueblos indígenas en aislamiento voluntario", organizada por el Centro de Trabalho Indigenista (CTI).
Fonte: Servindi
04 diciembre, 2009.- Expedição da Funai, acompanhada pelo repórter Roberto Almeida e o repórter-fotográfico JF Diório, tenta chegar à área na Amazônia habitada por índios isolados.
Fonte: O Estado de S.Paulo
02 de diciembre, 2009.- Antropólogos brasileiros e peruanos estarão reunidos nesta quinta-feira, 3, em Lima, numa conferência sobre metodologia de investigação de território de povos indígenas em isolamento voluntário. A iniciativa partiu da equipe do Centro de Trabalho Indigenista (CTI), que trabalha na região do Vale do Javari (AM), na fronteira com o Peru.
Fonte: Terra Magazine
02 de diciembre, 2009.- A Fundação Nacional do Ãndio (Funai) lançou ontem uma nova expedição na Frente Etnoambiental Vale Javari, na região oeste do Estado do Amazonas. Comandada pelo indigenista Rieli Franciscato, ela deverá percorrer mais de mil quilômetros pelos rios Solimões, Jutaí e Boia até chegar a uma área de índios isolados nunca antes investigada pela Funai.
Fonte: O Estado de S.Paulo
01 de diciembre, 2009.- No encontro, foram apresentadas informações atualizadas sobre projetos para a região, como as explosões para a análise do potencial petrolífero do Acre (prospecção de petróleo), obras de infra-estrutura, avanço da exploração madeireira e petrolífera no Peru e a situação dos índios isolados que migraram do Peru para o Acre.
Fonte: Comissão Pró-índio do Acre
26 de noviembre, 2009.- Cerca de 16 famílias da etnia Kaxinawa, que moram na última aldeia da terra indígena Humaitá, no alto Tarauacá, rio Envira, estão sendo sitiadas por índios isolados que vivem na região. A denúncia é feita pelo professor e pajé da Aldeia Novo Futuro, Francisco de Assis Mateus Lima, mais conhecido por Huni Kuin Kashinawa.
Fonte: Página 20
Valoración:
Sin votos (todavía)
Añadir nuevo comentario