Servicios en comunicación Intercultural

Brasil: CTI lanza boletín de junio 2011 sobre pueblos en aislamiento

Servindi, 1 de julio, 2011.- El Centro de Trabajo Indigenista (CTI), comparte su boletín sobre pueblos en aislamiento que se encuentran entre la frontera de Brasil y Perú. La edición de junio 2011 contiene artículos de reflexión en español y portugués.

Junho de 2011

Data: 24 de junho de 2011

Las autoridades brasileñas han confirmado la existencia de un grupo de aproximadamente 200 indígenas aislados en la Amazonia.Un vuelo a baja altura del Departamento de Asuntos Indígenas del Gobierno, FUNAI, ha revelado la existencia de estos indígenas, que viven en tres claros en la selva del valle del Javarí, en la Amazonia occidental, cerca de la frontera con Perú.

Fonte: Survival

Data: 22 de junho de 2011

É bastante improvável que os grupos indígenas isolados do Vale do Javari nunca tenham tido contato com o homem branco. A afirmação é do geógrafo Conrado Octávio, do Centro de Trabalho Indigenista (CTI), ONG que atua em parceria com a Funai no Vale do Javari, região da Floresta Amazônica onde estão a maioria dos grupos indígenas isolados e onde, na última terça-feira, a Funai localizou três clareiras com quatro grandes malocas. Segundo ele, o isolamento pode ter sido uma opção.

Fonte: O Globo

Data: 22 de junho de 2011

O trabalho de proteção dos grupos indígenas em isolamento no Brasil teve destaque no simpósio. O sertanista José Carlos Meirelles, que há mais de 30 anos atua no estado do Acre e o antropólogo Terri Vale de Aquino, da Coordenação Geral de Índios Isolados e de Recente Contato, da Fundação Nacional do Índio (Funai), explicaram o mapeamento social dos povos isolados na fronteira Brasil-Peru.

Fonte: O Eco Amazônia

Data: 21 de junho de 2011

Um novo grupo de índios isolados – ou seja, sem contato com o “homem branco” - foi identificado pela Funai na Terra Indígena Vale do Javari, no sudoeste do Amazonas. Em sobrevoo, foram avistadas três clareiras com quatro grandes malocas. As clareiras já haviam sido localizadas por satélite anteriormente, mas a existência do povo desconhecido só se confirmou na expedição, realizada em abril.

Fonte: G1

Data: 21 de junho de 2011

Segundo Fabrício Amorim, a Terra Indígena Vale do Javari abriga a maior concentração de grupos isolados na Amazônia e no mundo. Oficialmente, a Funai reconhece a existência de 14 referências de índios isolados na área. Há oito grupos de vivendo na região, com malocas e roças, já localizados por sobrevôo ou expedições por terra. A população é estimada em 2 mil pessoas.

Fonte: O Globo

Data: 17 de junho de 2011

El ministro de Cultura, Juan Ossio, señaló que urge realizar un mapeo de los pueblos indígenas en aislamiento y contacto inicial. “Para ello se debe convocar a concurso a entidades nacionales y extranjeras, a fin de determinar con precisión el área donde se desenvuelven, y luego tener una visión clara sobre los problemas que aquejan a estas poblaciones”.

Fonte: Servindi

Data: 14 de junho de 2011

El Ministerio de Cultura de Perú ha prometido proteger una reserva para indígenas aislados en la Amazonia, cuando se temía que podía ser abolida. En un comunicado publicado la semana pasada, el Ministerio desmintió las informaciones que aseguraban que planeaba abolir la reserva Murunahua, y declaró que está completamente protegida de acuerdo a la legislación peruana.

Fonte: Survival

Data: 13 de junho de 2011

Em se tratando de povos indígenas isolados, é pouco (ou nada) provável que essa premissa simbolize uma defesa ou uma resistência, por eles mesmos. Afinal, justamente por estarem em isolamento voluntário, não possuem a dimensão do perigo que os ameaça e, portanto, não está ao seu alcance se unir a outras populações também vulneráveis, para resistir ao invasor. Estradas, petróleo, gás, madeireiras, trem, minérios. Nada disso faz parte da sua visão de mundo. Nem tampouco, riquezas, dinheiro, economia, desenvolvimento, integram o seu universo. Mas, tudo isso está ameaçando a sua existência.

Fonte: CPI/Acre

Data: 13 de junho de 2011

No dia 22 de abril, uma nova referência de índios isolados foi encontrada dentro da Terra Indígena (TI) Vale do Javari, no oeste do Estado do Amazonas. A descoberta foi feita em sobrevoo de monitoramento realizado pela Coordenação Geral de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC) da Diretoria de Proteção Territorial da Fundação Nacional do Índio (Funai), com o apoio da ONG Centro de Trabalho Indigenista (CTI). Foram localizadas duas clareiras com roçados – plantações de milho, mandioca e banana – e duas grandes malocas.

Fonte: O Eco Amazonia

Data: 13 de junho de 2011

O que são povos indígenas isolados? Quantos são? Onde estão e como vivem? Que ameaças pesam sobre eles? As respostas a estas perguntas estão no livro “Povos indígenas isolados na Amazônia – Uma luta pela sobrevivência”, que o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a Universidade Federal do Amazonas lançam às 15h30 da próxima terça-feira, 14, na Procuradoria Geral da República, em Brasília (DF).

Fonte: CIMI

Data: 03 de junho de 2011

O Acre, além de se reger por estas “leis e princípios gerais”, orienta-se pelo Zoneamento Ecológico–Econômico – ZEE, documento legal e legítimo elaborado pelo Estado com ampla participação da sociedade. Nele, está dito que, em se tratando de grandes projetos de infraestrutura viária binacional, devem ser tratados, antes de qualquer outra discussão, os investimentos relacionados à consolidação dos territórios dos índios isolados e das comunidades nativas, bem como o estabelecimento das Unidades de Conservação ao longo da fronteira. Também vem à frente, a garantia da legitimação e participação da sociedade civil nos acordos relacionados à integração regional e desenvolvimento fronteiriço.

Fonte: CPI/Acre

Data: 02 de junho de 2011

El Instituto Nacional de Pueblos Andinos, Amazónicos y Afroperuano, Indepa, impulsa diversas iniciativas para reforzar el marco legal que protege a los pueblos indígenas en aislamiento. Sin embargo, algunas deficiencias en el proceso y la aparente presión de otros sectores del Estado, ponen en duda la efectividad de estos emprendimientos.

Fonte: Servindi

Data: 01 de junho de 2011

Los participantes en la "Reunión de Coordinación sobre Amenazas a la Reserva Territorial de Madre de Dios en la cuenca del río Acre, frontera Binacional Brasil / Acre-Perú / Madre de Dios", realizada el 26 y 27 de mayo de 2011, en el Centro de Formación de la Gente de la Selva, en Rio Branco-AC, con el fin de diseñar estrategias para la protección de los pueblos indígenas aislados que viven en esta zona fronteriza, proveer evidencia de varias situaciones que se ven de la gente cada vez más vulnerable en estado de aislamiento voluntario que viven allí.

Fonte: FENAMAD

Valoración: 
0
Sin votos (todavía)

Añadir nuevo comentario

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.